terça-feira, 27 de agosto de 2019

TCC DE FORMANDO DA FPG ESTÁ CONQUISTANDO O BRASIL




Já são três exibições, em menos de um ano, pelo país afora. Primeiro no cine teatro em João Pessoa; depois  numa roda de conversa em Minas Gerais e agora a exibição, na íntegra, na TV Alê de Rondônia. O documentário “ Marielle Franco- A voz que continua ecoando” ganhou  o mundo e deu a merecida visibilidade ao seu autor.
Roteirizado, dirigido e produzido por João Vitor Ribeiro, o trabalho de conclusão de curso, de pouco mais de meia hora, foi feito com um smartphone, ao longo de três meses intensos de trabalho de pesquisa e apuração.
Jovem negro, morador da comunidade do Querosene, em São Gonçalo, João  viu neste trabalho, a possibilidade concreta de denunciar o estigma que recai sobre a população periférica: “Geralmente quando morre alguém preto, pobre, da favela e as suspeitas do crime caem sobre pessoas ligadas às autoridades policiais, surgem boatos, que costumam viralizar nas redes sociais, dizendo que a vítima tinha envolvimento com o tráfico de drogas e devido a isso mereceu morrer. O assassinato de Marielle Franco evidenciou muito bem essa faceta perversa da sociedade.”, afirmou o estudante.
Dividido em seis partes, o documentário  primeiro identifica Marielle Franco, fala do seu lado pessoal, atuação política,  representatividade, o que a sociedade perde com seu assassinato e o legado que ela nos deixou. João nos lembra: ”Acredito que a importância de realizar este documentário é fazer com que a história de Marielle continue motivando cada vez mais as minorias, da qual ela também fazia parte, a lutarem pelos seus direitos, por uma  sociedade ainda mais igualitária, com mais empatia, dignidade, respeito ao próximo e com menos preconceito e ódio.”  Veja o documentário na íntegra:



Formado pela FPG no fim do ano passado, João Otávio traz na bagagem a participação em outro projeto sobre o funk carioca das comunidades e aos 22 anos, já planeja voos mais altos com a criação de um canal no Youtube e a produção de novos documentários. Boa sorte pra ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário